Durante o resgate dos mineiros presos na mina San José, no Chile, o canal por assinatura Globo News dedicou 31 horas de sua programação ao assunto. E é com esse espírito de um canal ‘mais vivo’ que a Globo News inaugura uma nova fase a partir das 6 horas da manhã da próxima segunda-feira, dia 18. Com o novo slogan ‘Globo News. Nunca desliga’, o canal, pautado pela agilidade da informação, pretende ficar cada vez mais próximo do telespectador.
A mudança, que também inclui uma nova identidade visual, foi apresentada para a imprensa nesta quinta-feira (14), em São Paulo, pelo diretor da Central Globo de Jornalismo, Carlos Henrique Schroder, que usou justamente o exemplo dos mineiros chilenos para exemplificar os novos rumos que o canal pretende trilhar. “Antes, numa situação especial como essa no Chile, a equipe parava e avaliava se deveria dedicar tanto tempo ao mesmo assunto, se isso não iria cansar o telespectador. Agora, não temos dúvida de investir naquilo que o público quer ver, no que está ‘quente” no dia”, disse Schroder.
Além da nova logomarca e novos cenários, o ‘pacote’ também altera o nome dos telejornais ‘Em Cima da Hora’ – uma das marcas mais fortes da emissora – para “Jornal Globo News”, indo ao ar sempre nas horas cheias e com duração de 30 minutos, que pode ser estendida de acordo com os fatos do dia. As reprises de programas também devem diminuir. Schroder explica que as mudanças são resultados de uma pesquisa que vem sendo realizada há dois anos pela agência F/Nazc com o objetivo traçar o perfil do assinante.
A direção acredita que com o lançamento da nova identidade visual o público identifique de forma mais clara as alterações editorais que o canal tem feito ao longo desses dois anos. “Teremos informação com informalidade. E isso não é só uma mudança visual. É uma mudança de atitude da equipe”, diz César Seabra, diretor do canal.
Aliás, o resultado desse processo já pode ser identificado na programação da Globo News. Um dos exemplos é o vespertino Estúdio i.Criado há quase dois anos e comandado por Maria Beltrão – uma das apresentadoras mais carismáticas do canal -, o “programa/telejornal’ fala dos principais assuntos do dia de uma maneira bem informal. “OEstúdio i foi criado para cobrir um buraco que tínhamos na audiência na parte da tarde. O resultado foi surpreendente”, diz Seabra.
Outro programa que aposta em um contato mais direto com o telespectador é o Globo News Em Pauta, que estreou recentemente para pegar o público que ‘fugia’ da TV aberta na hora da propaganda eleitoral noturna. O formato ainda está em fase de teste, mas, ao que parece, agradou e deve continuar na grade da emissora pelo menos até o final deste ano.
Para o apresentador Sérgio Aguiar (na foto, ao lado), que comanda oGlobo News Em Pauta, a característica do “telejornal”, sem bancada e com a participação de comentaristas e convidados, dá mais mobilidade ao apresentador. “Eu adoro, fico muito a vontade. Esse formato humaniza quem está no comando do programa”, diz Aguiar, que está no canal desde a sua criação, há 14 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar esse post do The MC. Volte Sempre!